
Muita gente hoje em dia quer fazer uso de óculos por charme, virando um acessório comum, mas lembramos que nem sempre foi assim: até a uns anos atrás havia muita discriminação. Porém, vale a pena ressaltar que não se pode usar óculos de outra pessoa; mesmo que seja fraco. Também, o uso de óculos solares devem ter proteção e não apenas ser um enfeite, pois não se pode brincar com a saúde dos olhos.
Então eu resolvi separar algumas curiosidades sobre esse acessório que ganhou o rosto de muita gente...
- As primeiras lentes usadas de forma corretivas surgiram em I d.C a partir de pedras preciosas cortadas em camadas finas e que serviam como lentes de aumento.
- Somente na década de 30 os óculos se tornaram populares mundialmente.
- Os primeiros modelos com hastes fixas sobre as duas orelhas só surgiram no século 17.
- Como vocês já viram em nosso post sobre a história dos óculos, eles surgiram 500 a.C, na China e, mesmo sem lentes, serviam apenas como um adorno ou como forma de descriminação social, pois principalmente os doentes mentais os usavam.
- Em Portugal, por volta do século 18, existiam também óculos de uma lente só com punho dourado e que era usado, especialmente, pelos mais elegantes para dar um ar de distinção e sabedoria.
fonte: http://www.tritoneyewear.com.br
Bom, agora irei falar um pouco sobre os meus três óculos (poderia ter mais, rs) e cada um marca um pouco minhas tendências e um pouco do que sou.
Meninice...
Esse é meu primeiro óculos e eu tinha dez anos. Foi receitado para descanso e os dois graus tem +0,25. Ele é todo rosa, comprei em uma época que eu queria realmente consumir rosa, desde roupas a esmalte, talvez porque eu não usava antes. Ele já perdeu parafuso e a plaqueta direita pelo fato de eu não usá-lo apenas para descanso (ops!). Usei por três anos, até ficar desconfortável para mim...
Dark
Este então é meu segundo óculos. Comprei quando tinha 14 anos e usei até a uma semana atrás. Porém ele não me servia mais acredito que desde os cinco meses de uso e não tenho hábito de ir ao oftalmologista duas vezes por ano como é indicado. O grau deste, no olho esquerdo é -0,25 e -0,50 no direito.
Ele é bem simples e me sinto confortável assim mesmo. Os detalhes na haste lembra um tom degradê e vintage. O bom de tudo é que realmente ele ficava legal em mim e ficou baratinho. Usei em uma época em que eu fiquei bem dark mesmo, não por modinha, claro, mas por acaso, onde as coisas que eu gostava eram de cores mais escuras. Aos treze, eu fui me descobrindo e amadurecendo, me desapegando das coisas materiais, eliminando as inutilidades, sendo bem mais observadora, me fechando cada vez mais para as pessoas, mas ao mesmo tempo, deixando minha tremenda timidez, mas acabou sendo, de fato, um período muito bom pra minha formação atual. Foi uma época filtradora, onde eu tentei trazer para mim apenas coisas boas, mas não deu tããão certo assim e a maior lição que eu aprendi fora, não sendo clichê, que os erros fazem parte da vida e o que nos cabe é aprender com eles.
Light
Esse é meu atual. Ele é bem mais simples que os outros, porém custou o mesmo preço que os demais (R$190). A lente dele é maior também e desta vez tenho Miopia e o mais novo colega Astigmatismo, uma anomalia que marca por dificuldades de distinguir, de leitura e o que eu senti mais foram olhos cansados, muita sensibilidade à luz e tive que apertar muito os olhos para focar. Minha miopia no olho esquerdo é -0,75 e -1,25 no direito, já o astigmatismo é -0,25 nas duas lentes.
Escolhi pela simplicidade e conforto. Esse é bem light e atualmente procuro ser assim. Estou mais responsável, acredito que bem mais madura, vivi experiências novas durante os últimos meses que, sendo boas e ruins, para mim foi muito importante. Estou adorando essa nova armação e espero que meu grau se mantenha, né? ;)
Beijos!







Nenhum comentário:
Postar um comentário